Políticas e ensino de idiomas

Abordagens ao programa "Centro de Línguas Estrangeiras"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25087/resur8a2

Resumo

O Estado uruguaio sempre considerou benéfico o ensino de línguas modernas no ensino médio. O fran-cês, o inglês e o italiano foram as línguas que tradicionalmente integraram os diferentes planos de es-tudo. O português, por razões político-linguísticas, nunca foi incluído. Em 1995, foi estabelecido que o inglês fosse a única língua estrangeira obrigatória no ensino médio - público e privado -. Em 1996, foi criado o Programa “Centro de Línguas Estrangeiras†(CLE) para oferecer, a alunos do âmbito público, cursos opcionais e extracurriculares de francês, italiano e português incorporando-se, posteriormente, oalemão e a língua de sinais uruguaia. O objetivo da exposição é apresentar uma investigação sobre oprograma CLE. No início do trabalho, desenvolvem-se brevemente algumas das medidas tomadas pelo Estado em relação ao ensino de línguas estrangeiras nos séculos XIX, XX e XXI. Seguidamente, analisa-se o fundamento da criação do Programa, suas características e sua evolução em termos estatísticos. A investigação mostra que o número total de alunos do Programa, por um lado, nunca atingiu 10% do público a que se destina e, por outro lado que, entre 2002 e 2015, esse número diminuiu constantemente. Também se observa que, embora o português figure como a língua com maior número de alunos, se-guida pelo italiano, o francês, e o alemão, a limitada informação disponível obriga a relativizar as con-clusões. Por último, a investigação levanta novas questões: por um lado, quanto à coerência entre o discurso estatal e a realidade do Programa CLE e, por outro, sobre as causas da escassa informação disponível sobre este.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Leticia Andregnette Roscigno, Máster en Formación de Profesores de Español como Lengua Extranjera

Licenciado em Linguística pela Universidade da República, pesquisador na área de Linguística, Políticas e Ensino de Línguas. Doutor em Direito e Ciências Sociais pela Universidade da República, Faculdade de Direito e diploma em Gestão Educacional pela Universidade Tecnológica Nacional, Faculdade Regional de Buenos Aires - E-Learning Center  

Referências

Araujo, O. (1906). Historia de la escuela uruguaya. Tomo II. Montevideo: Dornaleche y Reyes Editores.

Administración Nacional de Educación Pública (2008a). Documentos de la Comisión de Polí-ticas Lingüísticas en la Educación Pública (2006-2007). Disponible en: <http://www.anep.edu.uy/plinguisticas/phocadownload/documentos/comisionpoliti-caslinguisticaseducacion%20publica.pdf> [Consultado el 23 de noviembre de 2015]

Administración Nacional de Educación Pública (2008b). Historia de Educación Secundaria 1935-2008. Montevideo: Tarma.

Administración Nacional de Educación Pública (2012). Rendición de cuentas 2011. Disponible en: <http://www.anep.edu.uy/anep/phocadownload/Presupuestosyrendicio-nes/RCBEP-2011/RCBEP-2011.pdf> [Consultado el 30 de noviembre de 2015]

Administración Nacional de Educación Pública (2013). Rendición de cuentas 2012 [pdf]. Dis-ponible en: <http://www.anep.edu.uy/anep/phocadownload/Presupuestosyrendicio-nes/RCBEP-2012/RCBEP-2012.pdf > [Consultado el 30 de noviembre de 2015]

Administración Nacional de Educación Pública (2014). Relevamiento de Programas Centrales y de los Consejos Desconcentrados [pdf]. Disponible en:<http://www.anep.edu.uy/anep/phocadownload/dspe/Oferta%20educativa_Progra-mas_Proyectos2014.pdf> [Consultado el 2 de marzo de 2016]

Administración Nacional de Educación Pública (2015a). Proyectos 2015. Certificación interna-cional en lengua francesa para estudiantes egresados del programa CLE [pdf]. Dispo-nible en: <https://www.ces.edu.uy/ces/images/stories/2015/junio/Proyectos_2015_-_PCLE-1.pdf> [Consultado el 7 de febrero de 2016]

Administración Nacional de Educación Pública (2015b). Proyecto de presupuesto. Período 2015-2019. Exposición de motivos, 1 [pdf]. Disponible en: <http://www.anep.edu.uy/anep/phocadownload/Presupuestosyrendiciones/Proyec-todePresupuesto_Periodo_2015-2019/Tomo%201%20-%20Expo-sici%C3%B3n%20de%20Motivos%20ANEP.pdf> [Consultado el 30 de noviembre de 2015]

Administración Nacional de Educación Pública (2015c). Relevamiento de Programas Centrales y de los Consejos Desconcentrados [pdf]. Disponible en: <http://pcentra-les.anep.edu.uy/phocadownload/2015/2015_Informe_Final_ch.pdf> [Consultado el 22 de diciembre de 2015]

Administración Nacional de Educación Pública (2016). Relevamiento de iniciativas de políti-cas y proyectos educativos –2016- [pdf]. Disponible en: <http://pcentra-les.anep.edu.uy/phocadownload/2016/Informe2016.pdf> [Consultado el 13 de setiem-bre de 2017]

Barrios, G. (1996). Planificación lingüística e integración regional: el Uruguay y la zona de frontera. En Menine Trindade, A. y Behares, L. (orgs.) Fronteiras, educaçaõ, integraçaõ. Santa Maria: Pallotti.
Barrios, G. (2011). El tratamiento de la diversidad lingüística en la educación uruguaya (2006-2008). Letras, 21 (42); p.15.

Barrios, G. (2013). Language diversity and national unity in the history of Uruguay. En Del Valle, J. (ed.) A Political History of Spanish: The Making of a Language. Nueva York: Cambridge University Press.

Barrios, G. (2015). Política lingüística y dictadura militar en Uruguay (1973-1985): los informes institucionales sobre la situación lingüística fronteriza. Estudios de Lingüística del Es-pañol, 36, p. 527. Disponible en <http://infoling.org/elies/36/elies36-20.pdf> [Consul-tado el 6 de febrero de 2016]

Behares, L. y Brovetto, C. (2009). Referencias al lenguaje en las leyes de educación de Uruguay Actas del IV Encontro Internacional de Pesquisadores de Políticas Linguísticas, (pp. 95-102). Santa María: UFSM-AUGM

Bertolotti, V. (2003). Uruguay. En Unión Latina, Relevamiento de la enseñanza de lenguas ro-mances en el cono sur. Montevideo: FHCE, Udelar.

Brovetto, C. (2010). Las políticas lingüísticas de la ANEP: balance y perspectivas. En Yarzábal, L. (coord.), Una transformación en marcha. Políticas instrumentadas por el CODICEN -2005-2009-. Montevideo: ANEP-CODICEN.

Bralich, J. (2013). Una historia de la educación uruguaya [recurso electrónico] [s.l.]:[s.n.]. Dis-ponible en: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Ubicación CD137.

Circular N° 3127 [6 de diciembre de 2012]. Consejo de Educación Secundaria. Disponible en: <http://www.ces.edu.uy/index.php/circulares11/5410-exp1293012-circular-no3127mlp>

Consejo de Educación Secundaria ([s.f.]a). Memoria CES. 2005-2010 [pdf]. Disponible en: <http://www.impo.com.uy/descargas/memoria_ces_web.pdf> [Consultado el 6 de fe-brero de 2016]

Consejo de Educación Secundaria ([s.f.]b). Programa ‘Centros de Lenguas Extranjeras – Pre-sentación-’ [pdf]. Disponible en: <https://www.ces.edu.uy/ces/images/sto-ries/CLE/presentacincle.pdf> [Consultado el 17 de noviembre de 2015]

Comisión de Políticas Lingüísticas en la Educación y Dirección de Investigación, Evaluación y Estadística ([s.f.]) Ampliación de la enseñanza de lenguas extranjeras. Propuesta inte-gral para la educación pública (2012-2013) [pdf]. Disponible en: <http://www.anep.edu.uy/plinguisticas/phocadownload/proyectos2013/proyec-tos%202012-13%20.pdf> [Consultado el 6 de febrero de 2016]

Consejo de Educación Secundaria (2016). Monitor Educativo Liceal. Principales resultados 2015 [pdf]. Disponible en: <http://www.anep.edu.uy/anep/phocadownload/Noti-cias_Doc/2016/principales%20resultadosces%20monitor%202015.pdf> [Consultado el 19 de agosto de 2017]

Consejo de Educación Secundaria (2017). Requisitos para inscripciones en los CLE. [pdf] Dis-ponible en: <https://www.ces.edu.uy/files/2017/news/Inscripciones_pag_Web.pdf> [Consultado el 19 de agosto de 2017]

Consejo de Educación Técnico Profesional ([s.f]) Informe Matrícula 2015. Programa Planea-miento Educativo 2015 [pdf]. Disponible en: <https://planeamientoeduca-tivo.utu.edu.uy/portal/images/Estadistica/Estadistica/Matricula/Informe-2015.pdf> [Consultado el 19 de agosto de 2017]

Instituto Nacional de Evaluación Educativa (2014). Informe Nacional sobre la Educación en Uruguay 2014. Montevideo: INEEd.

La Paz Barbarich, E. (2012). Imperialismo lingüístico: el caso del inglés en la educación secun-daria uruguaya (1941-2003). Lingüística, 27, p.168. Disponible en:
<http://www.scielo.edu.uy/pdf/ling/v27n1/v27n1a08.pdf> [Consultado el 6 de febrero de 2016]

Ley 18.437 - Ley General de Educación-. [Publicada en Diario Oficial el 16 enero de 2009]. Disponible en: <http://www.impo.com.uy/bases/leyes/18437-2008>

Nahum, B. (1994). Manual de historia del Uruguay (1830-1903). Montevideo: Ediciones de la Banda Oriental

Mercado Común del Sur. (1991). Protocolo de Intenciones [pdf]. Disponible en: <http://repo-sitorio. educacion.gov.ar/dspace/bitstream/handle/123456789/66160/protocolo_in-tenciones.pdf?sequence=1> [Consultado7 de noviembre de 2016]

Ministerio de Educación y Cultura. Dirección de Educación (2013). Anuario Estadístico de Educación 2012, [CD-ROM]. Montevideo: Rojo.

Ministerio de Educación y Cultura. -Dirección de Educación. Área de investigación y estadís-tica- (2014). A 140 años de la Educación del pueblo: Aportes para la reflexión sobre la educación en Uruguay. Montevideo: MEC

Ministerio de Educación y Cultura. -Dirección de Educación- (2015). Anuario Estadístico de Educación 2014. Disponible en: <http://www.mec.gub.uy/innovapor-tal/v/11078/5/mecweb/publicaciones_?3colid=927> [Consultado el 6 de febrero de 2016].

Moreno, A. (2012). Proyecto definitivo de Institucionalización del Programa de Centro de Len-guas Extranjeras [pdf]. Disponible en: <http://www.ces.edu.uy/ces/images/comunica-ciones/Institucionalizacin_PCLE.pdf> [Consultado el 23 de noviembre de 2015].

Oroño, M. (2011). La escuela pública uruguaya y el idioma nacional en dos períodos históricos: fines del siglo XIX y mediados del siglo XX. Letras, 42, p. 217. Disponible en:Revista de Educación Superior del Sur Global - RESUR No. 8 –julio – diciembre 2019 – ISSN 2393-6789 p. 22 - 44 <https://periodicos.ufsm.br/letras/article/viewFile/12182/7576> [Consultado
el 11 de agosto de 2016].

Oroño, M. (2012). La escuela y la lengua en la construcción discursiva de la identidad nacional: los libros de lectura usados en la escuela uruguaya en el último cuarto del siglo XIX. En Masello, L. (dir.) Lenguas en la región. Enseñanza e investigación para la integración desde la universidad (pp. 77-95). Montevideo: FHCE, Udelar.

Oroño, M. (2016). La escuela en la construcción de las fronteras culturales y lingüísticas en el Uruguay de fines del siglo XIX. Páginas de Educación, 9(1), p.146. Disponible en: <http://www.scielo.edu.uy/pdf/pe/v9n1/v9n1a06.pdf> [Consultado el 11 de agosto de 2016].

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Andregnette Roscigno, A. L. (2019). Políticas e ensino de idiomas: Abordagens ao programa "Centro de Línguas Estrangeiras". Revista De Educación Superior Del Sur Global - RESUR, (8), 22–44. https://doi.org/10.25087/resur8a2