Política científica e ensino superior:

Desafios na construção do conhecimento científico no Paraguai

Autores

  • Agustina Subeldía Coronel
  • Gerda Palacios de Asta

DOI:

https://doi.org/10.25087/resur13a4

Palavras-chave:

política científica, investimento em I&D, indivíduos envolvidos em atividades científicas, produção científica, ensino superior

Resumo

O objetivo deste documento era refletir sobre a política científica do Paraguai, descrevendo o contexto, as características da atividade científica em termos de investimento, os indivíduos dedicados a atividades científicas, a produção científica e o ensino superior. A política nacional de ciência e tecnologia, como elemento fundamental no desenvolvimento, procurou nos últimos anos contribuir para a visão do país. No entanto, apesar dos esforços feitos nos últimos anos, o investimento insuficiente em I&D, a baixa qualidade e quantidade de investigadores e a produção científica limitaram um crescimento significativo em ciência e tecnologia. Do mesmo modo, as instituições de ensino superior reconhecidos como verdadeiros centros de formação do conhecimento, em termos de produção científica e de relevância da investigação, exigem uma revisão dos conteúdos curriculares e dos métodos de ensino, a fim de responder às atuais mudanças sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agustina Subeldía Coronel

Matemática - estatística, Mestre em Políticas Educacionais, professor investigador, coordenador de trabalhos de investigação, orientador de teses dos programas de mestrado do Instituto Superior de Educação “Dr. Raúl Peña” (INAES). Atualmente cursando o programa de Doutorado em Educação

Gerda Palacios de Asta

Economist, Mg. em Políticas Educacionais. Diretor Geral da Dirección General de Investigación Educativa del Ministerio de Educación y Ciencias. Atualmente cursando o programa de Doutorado em Educação.

Referências

Aguirre Vélez, J., Castrillón Hernández, F., & Arango-Alzate, B. (2019). Tendencias emergentes de los postgrados en el Mundo. Revista Espacios, 40(31), 9-25.

Arechavala, R. (2011). Las Universidades y el Desarrollo de la investigación científica y tecnológica en México: Una agenda de investigación. Revista de la Educación Superior, 41-57.

BCP. (11 de 06 de 2021). Obtenido de https://www.bcp.gov.py/anexo-estadistico-del-informe-economico-i365

Bodemer, K. (1992). Politica Tecnologica y modernización productiva. caracas: Nueva Sociedad.

Bunge, M. (2002). EPISTEMOLOGÍA Curso de actualización. Siglo veintiuno editores, s.a. de c.v. p.237

Colina, L. (2007). La Investigación en la Educación Superior y su Aplicabilidad Social. Universidad Pedagogica Experimental Libertador, 330-353.

CONACYT. PRONII. Consultado el 21/05/2021 en el link https://www.conacyt.gov.py/pronii

CONACYT. (2012). Libro de Estadística e Indicadores de Ciencia y Tecnología del Paraguay. Asunción: Conacyt.

CONACYT (2016). RESOLUCION NRO 227/2016. PRONII. HYPERLINK "https://www.conacyt.gov.py/sites/default/files/upload_editores/u274/Reglamento-PRONII_0.pdf" h https://www.conacyt.gov.py/sites/default/files/upload_editores/u274/Reglamento-PRONII_0.pdf

CONACYT. (2017). Politica de Ciencias y Tecnología del Paraguay. Paraguay.

CONACYT. (2019). Relevamiento de datos sobre Actividades Científicas y Tecnológicas e Investigación y Desarrollo (I+D). https://www.conacyt.gov.py/conacyt-inicio-relevamiento-datos-sobre-actividades-cientificas-tecnologicas-act-2019

Eustat - Euskal Estatistika Erakundea - Instituto Vasco de Estadística (2004). Consultado el 21/05/21 en el link https://www.eustat.eus/elementos/ele0003200/ti_Gasto_en_ID__PIB_por_pais_1997-2012/tbl0003292_c.htm

Esquivel (septiembre 1, 2017). Quien no publique regularmente no debe considerarse un científico. . HYPERLINK "https://cienciasdelsur.com/2017/09/01/antonio-cubilla-publicaciones-cientificas/" https://cienciasdelsur.com/2017/09/01/antonio-cubilla-publicaciones-cientificas/

Fernández Esquinas, M., & Torres Albero, C. (2009). LA CIENCIA COMO INSTITUCIÓN SOCIAL: CLÁSICOS Y MODERNOS INSTITUCIONALISMOS EN LA SOCIOLOGÍA DE LA CIENCIA. Ciencia, Pensamiento y Cultura, 663-687.

Fogel, R. (1994). La ciencia y la tecnología en Paraguay. Su impacto socio-ambiental. Asunción: Centro de Estudios Rurales Interdisciplinarios (CERI).

Fogel, R., Orue, A., & Valdez, S. (2019). Mercantilización de la producción científica en Paraguay. Otro modelo es posible. CEADUC, 23-40.

Frascati. (2003). Manual Frascati de medición de las actividades cientificas y tecnologicas. Propuesta de norma practica. Barcelona: Fundación Española.

Gobierno Nacional. (2014). Plan Nacional de Desarrollo. Obtenido de https://www.stp.gov.py/pnd/wp-content/uploads/2014/12/pnd2030.pdf

Herrera, A. (1995). Los determinantes sociales de la política científica en América Latina. Política científica explícita y política científica implícita. Redes, 117-131.

Hidalgo, M. (2014). Universidad, sociedad y empresas transnacionales en el capitalismo del siglo XXI. Soberanía alimentaría, biodiversidad y culturas, pp. 37-57.

Johnson, B. & Lundwall, B. (1994). Sistemas nacionales de innovación y aprendizaje institucional. pp.695 - 704

Legislativo, P. (2003). ley Nº 2.279. Paraguay.

Leyva, S., & Cárdenas, A. (2002). Economía de la educación: capital humano y rendimiento educativo. Analisis Economico, 79-106.

Luque Enciso, D., C.A. Quintero Díaz, y F.Villalobos Gaitán. (2012). Desarrollo de competencias investigativas básicas mediante el aprendizaje basado en proyectos como estrategia de enseñanza. Actualidades Pedagógicas, (60), pp.29-49.

Martínez Larrachea, E., & Chiancone, A. (2020). La revolución inconclusa:Conceptualización de las etapas de la universidad latinoamericana y la reforma universitaria pendiente. Revista Perfiles Educativos | vol. XLII, núm. 170, 169-185.

OCDE (2015), Frascati Manual 2015: Guidelines for Collecting and Reporting Data on Research and Experimental Development, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities. Publicado por acuerdo con la OCDE, París (Francia). DOI: http://dx.doi.org/10.1787/9789264239012-en

Pardo Martínez, C. (2018). Portafolio. La importancia de invertir en investigación en el sector real de la economía. Consultado el 21/05/21 en el link https://www.portafolio.co/economia/la-importancia-de-invertir-en-investigacion-y-desarrollo-en-el-sector-real-de-la-513328

Perez Lindo, A. (2016). El modo 3 de producción de conocimiento, las universidades y el desarrollo inteligente de américa del sur. Integración y conocimiento, Vol. 2, pp. 70-81

Perez Lindo, A. (2016). La idea de una Universidad sudamericana para el desarrollo inteligente y solidario. Sur Global, 118-128.

Piedra Salomón, Yelina, & Martínez Rodríguez, Ailín (2007). Producción científica. Ciencias de la Información, 38(3),33-38.[fecha de Consulta 27 de Mayo de 2021]. ISSN: 0864-4659. Disponible en: HYPERLINK "https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=181414861004" h https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=181414861004

RICYT. Indicadores. HYPERLINK "http://www.ricyt.org/category/indicadores/" http://www.ricyt.org/category/indicadores/

Recalde, L. (2017). La producción Científica en el Paraguay. La contribución de las Univerdades Públicas al desarollo de la investigación cientifica. Asunción: CERI.

Rivarola, D. (2002). Informe Nacional sobre Educación Superior en Paraguay. Asunción: CEPES.

Sábato, J. (1970). La ciencia y la tecnología en el desarrollo futuro de América Latina. Lima: Instituto de Estudios Peruanos.

Schultz, T. (1961). Investment in human capital. American Economic Review, 1-17.

Suarez Rodriguez, G. (2012). LA POLITICA CIENTIFICA: ALGUNAS RAZONES PARA SU EXISTENCIA. Obtenido de https://www.eumed.net/rev/cccss/20/srth2.html

Spinak, E. Diccionario enciclopédico de Bibliometría, Cienciometría e Informetría. Caracas: UNESCO, 1996.pp. 34-131

UNESCO. Panorámica regional: América Latina y el Caribe. Informe de la UNESCO sobre la Ciencia: hacia 2030. párr 1. https://es.unesco.org/unesco_science_report/lac

UNESCO (2018). Relevamiento de la Investigación y la Innovación en la República del Paraguay. París: Organización de las Naciones Unidas para la Educación, Ciencia y Cultura.

UNESCO (2021). La carrera contra el reloj para un desarrollo más inteligente. https://www.unesco.org/reports/science/2021/es

Vasen, F. y Lujano, I, (2017). Sistemas nacionales de clasificación de revistas científicas en América Latina: tendencias recientes e implicaciones para la evaluación académica en ciencias sociales. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Socialesµ Universidad Nacional Autónoma de México Nueva Época, Año LXII, núm. 231, septiembre-diciembre de 2017, pp. 199-22, ISSN-2448-492X.

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Subeldía Coronel, A. ., & Palacios de Asta, G. (2021). Política científica e ensino superior:: Desafios na construção do conhecimento científico no Paraguai. Revista De Educación Superior Del Sur Global - RESUR, (13), e2021n13a4. https://doi.org/10.25087/resur13a4

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)